Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Google' das polícias chumbado após fracasso

Tinha como objetivo a partilha de informações entre polícias e o Ministério Público (MP) mas revelou-se um autêntico fracasso. Este sistema de informação criminal foi chumbado e classificado como “muito complexo, lento e por vezes frustrante”, lê-se na edição de hoje do Diário de Notícias (DN).

'Google' das polícias chumbado após fracasso
Notícias ao Minuto

09:12 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Plataforma

Designada de Plataforma Integrada de Informação Criminal (PIIC), sistema de partilha de informação entre polícias e o Ministério Público (MP), teve vida curta. O projeto criado em 2009 foi agora chumbado e classificado pela investigação como “muito complexo, lento e por vezes frustrante”.

Segundo o Diário de Notícias (DN), a falta de utilização e os mais variados problemas técnicos ditaram o fim a este ‘Google’ das polícias. Aliás, o atual diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, foi um dos que subscreveu o documento que ditou o fim desta plataforma de pesquisa e partilha de informação.

No relatório do Sistema de Informação Criminal (CFSCIIC), é indicado que as falhas técnicas da PIIC colocaram em causa a própria plataforma que poderia ter ficado à mercê de acessos ilegais às informações lá disponibilizadas.

“O acesso a informação incorreta e desatualizada fornecida pela plataforma acaba por violar os direitos dos cidadãos e, em consequência, os seus direitos, liberdades e garantias”, lê-se no relatório citado pelo DN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório