Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Água mais fria este ano nas praias portuguesas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou que a água do mar está mais fria este verão, tanto na costa Ocidental do país como no Sul, com uma diminuição de cerca de 2ºC a 3ºC, em comparação com o ano passado revela hoje o semanário SOL.

Água mais fria este ano nas praias portuguesas
Notícias ao Minuto

08:05 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

País IPMA

Este verão, a temperatura da água do mar está mais baixa, tanto na costa Ocidental do país como no Sul, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje citados pelo semanário SOL.

"As temperaturas da superfície do mar observadas entre 14 e 21 de julho, ao largo da costa Ocidental têm ariado entre os 14ºC e os 19ºC”, indica Anabela Carvalho, do IPMA.

Em comparação com 2013, as temperaturas estão inferiores, “cerca de 2ºC a 3ºC”, em causa estão as “situações de vento persistente” que estão a ocorrer este ano, explica a meteorologista.

Devido aos ventos, as águas superficiais são desviadas, originando a ressurgência de águas oceânicas profundas e mais frias.

"As nortadas, dominantes na costa Ocidental, e o próprio movimento de rotação da Terra provocam uma corrente de que resulta o transporte de água superficial para Oeste e o afloramento junto às costas de águas profundas frias. Em consequência, na faixa costeira, a temperatura da água do mar à superfície diminui consideravelmente. No verão, nos locais onde a nortada é mais intensa forma-se uma zona de temperatura mínima junto à costa”, explica Anabela Carvalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório