Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Ricardo Salgado paga três milhões e sai em liberdade

O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, que esteve o dia todo a ser ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, saiu em liberdade mediante o pagamento de uma caução no valor de três milhões de euros, avança a RTP Informação.

Ricardo Salgado paga três milhões e sai em liberdade
Notícias ao Minuto

17:52 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Lisboa

Ricardo Salgado foi detido esta manhã na sua casa no Estoril, em Cascais, para ser ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa.

O ex-presidente do BES foi ouvido na qualidade de arguido no caso denominado Monte Branco que investiga burla, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Segundo a RTP Informação, Ricardo Salgado saiu em liberdade, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência. Mas não só. O ex-banqueiro teve de pagar uma caução de três milhões de euros e está agora impedido de sair do país ou de contactar com alguns dos outros nomes implicados no processo, nomes estes que não foram apontados pelo juiz Carlos Alexandre.

Francisco Proença de Carvalho, advogado de Ricardo Salgado, disse à saída do TCIC que o seu constituinte "colaborou com a justiça, prestou a sua visão sobre os factos e assim continuará", e que "agora seguirá para sua casa, normalmente".

Num comunicado entretanto divulgado, a Procuradoria-Geral da Republica (PGR) informa que, de acordo com a promoção do Ministério Público, foram aplicadas ao arguido as medidas de coação de "sujeição a caução, no montante de três milhões de euros, proibição de ausência do território nacional e proibição de contactos com determinadas pessoas".

Segundo a PGR, está em causa a "eventual prática de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais".

A nota acrescenta que Ricardo Salgado manifestou o "propósito de prestar declarações e de colaborar com a justiça para o esclarecimento dos factos".

A PGR esclarece ainda que, no âmbito do processo Monte Branco, "foram identificados movimentos financeiros" que, numa primeira fase, levaram à inquirição como testemunha de Ricardo Salgado.

"Após essa audição prosseguiram diligências de investigação com a cooperação da Autoridade Tributária e Aduaneira, designadamente com a obtenção de elementos de prova por via da cooperação judiciária internacional, tendo sido recolhidos novos indícios que justificaram um conjunto de diligências de busca que, ontem [quarta-feira], foram levadas a cabo", explica o comunicado.

A detenção de Ricardo Salgado aconteceu na sequência de buscas efetuadas na quarta-feira, a várias entidades do Grupo Espírito Santo.

[notícia atualizada às 18h24]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório