Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Cavaco Silva saúda novo Presidente indonésio

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, felicitou hoje o novo chefe de Estado indonésio, Joko Widodo, afirmando-se convicto na continuação do "fortalecimento das relações de amizade que unem Portugal e a Indonésia".

Cavaco Silva saúda novo Presidente indonésio
Notícias ao Minuto

13:39 - 24/07/14 por Lusa

País Diplomacia

Na mensagem, publicada na página oficial da Presidência, Cavaco Silva endereçou a Widodo "calorosas felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a representar".

"Gostaria de saudar o povo amigo indonésio pela participação convicta e cívica neste processo eleitoral, bem reveladora do seu apego aos valores do Estado de Direito e da maturidade democrática da Indonésia", declarou o Presidente.

Cavaco Silva recordou depois a visita de Estado que realizou em 2012 à Indonésia, de que disse guardar "a mais grata recordação".

"Creio que esta primeira visita entre chefes de Estado dos nossos países constituiu um verdadeiro virar de página no relacionamento entre os nossos dois países. Foi uma ocasião para sublinhar o firme desejo de Portugal no aprofundamento do diálogo e da cooperação", sublinhou.

O Presidente manifestou-se depois convicto de que, durante o mandato de Joko Wibobo, Portugal e a Indonésia encontrarão "renovadas oportunidades para prosseguir a dinâmica de fortalecimento das relações de amizade" entre os dois países, "tanto no plano bilateral como multilateral".

Joko Widodo, de 53 anos, é considerado pelos apoiantes como o candidato que vai prosseguir as reformas democráticas da era pós-Suharto (1967-1998). Este antigo vendedor de móveis é o primeiro candidato presidencial sem ligações à ditadura do passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório