Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Dignidade dos reclusos é essencial para reinserção"

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, visitou hoje o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde defendeu que "o sentido de dignidade dos reclusos é essencial para a sua reinserção social".

"Dignidade dos reclusos é essencial para reinserção"
Notícias ao Minuto

18:45 - 23/07/14 por Lusa

País Assunção Esteves

"Esta [visita] é uma manifestação de afeto, uma função em que nós queremos concorrer, com a nossa presença, para um sentido de dignidade, que tem de ser comum a todos", afirmou aos jornalistas, acrescentando: "A nossa presença é um exercício de uma cada vez maior transparência dos lugares da democracia", que são também os espaços fechados onde a cidadania tem de se reconstruir".

Acompanhada de deputados da Comissão Parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, Assunção Esteves contactou hoje com vários reclusos e formadores daquele estabelecimento.

A presidente do Parlamento visitou espaços de vários ofícios, ficou a saber que o estabelecimento tem 714 reclusos e que cerca de 200 frequentam ações de escolarização, do primeiro ciclo ao secundário.

"Esta é uma visita que nos suscita sempre uma reflexão e apreensão criadora de tentar procurar soluções", comentou, quando foi questionada pelos problemas que existem nas prisões portuguesas, nomeadamente a insuficiência de guardas.

A presidente da Assembleia da República sublinhou que o contacto com a realidade, como o que hoje ocorreu, "ajuda na perceção das coisas e na atenção sobre elas".

"Todos nós temos uma inquietação sobre as realidades mais duras e andamos com alguma angústia à procura de soluções", sublinhou, dizendo ter "uma noção clara das dificuldades".

Assunção Esteve recordou que a comissão que hoje visitou o estabelecimento de Paços de Ferreira "tem uma dinâmica muito intensa de troca de impressões, sugestões e injunções com o Governo e com os espaços da sociedade", na procura das melhores soluções para os problemas.

"O trabalho parlamentar é o partir da pedra nas comissões parlamentares. É todo o poder de que está investido o Parlamento que, ao passar por aqui, vai agitado para encontrar as soluções", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório