Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"A prova está finalmente feita e isso só é bom para o ensino"

Para o ministro da Educação, Nuno Crato, a prova de avaliação do docente, que se realizou esta terça-feira, só traz benefícios para o ensino pois permite ao Estado, "como empregador", escolher os melhores profissionais.

"A prova está finalmente feita e isso só é bom para o ensino"
Notícias ao Minuto

20:23 - 22/07/14 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Nuno Crato

No dia em que os professores e candidatos a professores foram sujeitos à prova de avaliação do docente, o ministro da Educação Nuno Crato lamentou as falsas informações que foram divulgadas pelos sindicatos e elogiou a realização da prova, que considera ser preponderante para selecionar os melhores docentes.

“Foi dado um passo muito importante na melhoria do ensino, em particular na dignificação da carreia de docente no ensino público”, começou por dizer, referindo, no entanto, que lamentava alguns incidentes ocorridos durante o dia.

O ministro referia-se ao facto da prova não se ter realizado numa escola e ainda a alguns desentendimentos protagonizados em algumas escolas do país. “Os incidentes não prejudicaram a realização da prova e não dignificam a função do docente mas são incidentes com os quais os professores se identificam”, disse.

Adicionalmente, referiu-se ao facto de terem sido divulgadas falsas informações de que a prova estava suspensa, o que poderia ter prejudicado vários professores porque poderiam ter faltado à mesma, caso acreditassem nessa informação.

O ministro garantiu porém que nenhum professor contratado, que tenha sido impedido de fazer a prova tendo condições para a realizar, será prejudicado, adiantando que o Júri Nacional de Exames vai analisar "caso a caso".

"A única coisa que posso garantir é que esses professores não serão prejudicados", declarou o ministro Nuno Crato, em conferência de imprensa na sede do Ministério da Educação e Ciência (MEC), em Lisboa, referindo-se aos docentes inscritos para realizar a prova na única escola onde o exame não aconteceu, segundo os dados oficiais da tutela.

Depois de tudo isto, “a prova está finalmente feita e isso só é bom para o ensino”, defende.

“O fator fundamental para a melhoria do ensino é a qualidade dos professores e o Estado, como empregador, tem que promover e selecionar os melhores”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório