Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Risco muito alto de exposição a radiação UV em quase todo o país

Todo o país, com exceção dos Açores e Porto Santo, apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Risco muito alto de exposição a radiação UV em quase todo o país
Notícias ao Minuto

07:05 - 22/07/14 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, todo o país está com níveis muito altos de exposição à radiação UV com exceção da ilha do Porto Santo e Angra do Heroísmo (Açores), que apresentam risco moderado.

A cidade de Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores) está, segundo o IPMA, com níveis baixos.

Para as regiões com níveis elevados, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e aconselha a população a evitar a exposição das crianças ao Sol.

Para níveis moderados, o IPMA recomenda o suo de óculos de Sol e protetor solar.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã e para o final do dia.

Prevê-se também vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas do interior Norte, o vento vai soprar moderado a forte de nordeste durante a noite e manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte, tornando-se gradualmente moderado.

Para os Açores, prevê-se períodos céu muito nublado com boas abertas, por vezes pouco nublado para a tarde, aguaceiros e vento norte moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 25º, Faro 28º, Évora e Beja 37º, Castelo Branco 35º, Portalegre 34º, Braga, Bragança e Vila Real 32º, Viseu 31º, Guarda 28º, Coimbra 29º, Funchal 27º e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24º.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório