Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Urgência de Neurologia em Aveiro vai fechar

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) deu hoje como certo o fim da Urgência de Neurologia no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, manifestando a sua preocupação.

Urgência de Neurologia em Aveiro vai fechar
Notícias ao Minuto

22:08 - 21/07/14 por Lusa

País Sindicatos

É com preocupação, mas sem surpresas, que o SMZC assiste a mais este episódio no Centro Hospitalar do Baixo Vouga. A aparente falta de estratégia deste ministro e deste conselho de Administração é na realidade uma estratégia de destruição dos Serviços Públicos e de precarização do trabalho médico", considera aquele sindicato em comunicado.

Segundo o relato do Sindicato, "o Serviço de Neurologia do CHBV é constituído por quatro médicos, dos quais três, em virtude da idade, estão já dispensados de realização de trabalho em urgência", pelo que o CHBV passa a contar com um especialista em Neurologia no Serviço de Urgência apenas 12horas por semana".

Para aquela estrutura sindical, "é manifestamente insuficiente" para aquele Centro Hospitalar e vai sobrecarregar o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Os três médicos que vinham assegurando o Serviço em Urgência, "por sentido de missão profissional e por respeito pelos doentes e pelas populações" decidiram fazer valer "o seu justo direito à dispensa de trabalho em Urgência", face ao "clima de desmotivação que se vive no CHBV e em resultado das políticas do ministro da Saúde e das atitudes prepotentes do Conselho de Administração", refere o comunicado sindical.

"O SMZC responsabiliza o Ministro da Saúde pelo sucedido, uma vez que não foram abertos concursos públicos para Neurologia no CHBV que pudessem rejuvenescer os quadros deste serviço, e também o Conselho de Administração que não soube defender os interesses da instituição junto da tutela, de forma a cumprir a sua missão de prestar cuidados de saúde de qualidade às populações de Aveiro".

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro diz ainda que "pode estar em risco o funcionamento da Via Verde de AVC e Trombólise no CHBV a muito curto prazo" e exige a abertura de concursos públicos para as carreiras médicas, de forma a colmatar rapidamente a grave falta de recursos humanos do CHBV nessa e noutras especialidades, não aceitando que as falhas de recursos humanos médicos sejam colmatadas pela subcontratação, através de empresas de trabalho temporário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório