Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Viseu Dão Lafões já entregou equipamentos para bombeiros

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, José Morgado, congratulou-se hoje por ter sido a primeira entidade do país a entregar os equipamentos de proteção individual para bombeiros às corporações do seu território.

Viseu Dão Lafões já entregou equipamentos para bombeiros
Notícias ao Minuto

10:36 - 18/07/14 por Lusa

País Incêndios

"Entregamos praticamente todos os equipamentos previstos às 21 corporações do nosso território. O remanescente, alguns dólmenes e capacetes, serão entregues até dia 31 de julho", revelou.

As botas, calças, dólmens, luvas, capacetes e cogulas adquiridas pela CIM Viseu Dão Lafões permitem equipar metade do corpo ativo da região.

No âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Administração Interna em 2013, as Comunidades Intermunicipais ficaram com a responsabilidade de dotar os bombeiros com equipamentos de proteção individual, que são compostos pelo fato, luvas, botas, capacete e máscara.

A aquisição de equipamentos de proteção individual foi suportada por uma candidatura ao POVT - "Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos - ações materiais - POVT -36-2013-60", sendo o valor total do financiamento de 300 mil euros.

O concurso público internacional para a aquisição de equipamentos de proteção individual foi lançado a 22 de maio de 2013, só tendo sido possível assinar o contrato com a empresa fornecedora a 18 de abril deste ano.

"O contrato de financiamento, subjacente ao apoio comunitário que suporta a aquisição de equipamentos de proteção individual, só nos foi remetido pela DGAI [Direcção-Geral da Administração Interna] para ser assinado a 04 de junho, mas a CIM Viseu Dão Lafões não esperou pela sua assinatura para proceder à sua adjudicação com a empresa fornecedora", realçou.

Integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões os municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do castelo, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu) e Aguiar da Beira (distrito da Guarda).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório