Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Funcionários do Fisco estão cada vez mais velhos

O novo diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, António Brigas Afonso, queixou-se do envelhecimento dos funcionários das Finanças. Um estudo realizado em 2013 vem dar, inclusive, razão ao novo diretor, já que concluiu que a idade média dos funcionários ronda os 49 anos, noticia o Jornal de Negócios.

Funcionários do Fisco estão cada vez mais velhos
Notícias ao Minuto

08:37 - 18/07/14 por Notícias Ao Minuto

País Media

Cada vez menos e cada vez mais velhos. É assim que são descritos os funcionários do Fisco, de acordo com o novo diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira. Uma opinião que é confirmada pelo Balanço Social de 2013, revela o Jornal de Negócios.

O envelhecimento dos funcionários do Fisco acontece devido ao congelamento de novas admissões no Estado e ao aumento da idade da reforma.

“O aspeto mais crítico é o aumento do nível etário médio dos recursos humanos e, principalmente, a ausência de renovação dos quadros e da transmissão de conhecimentos”, disse o novo diretor.

Olhando para os números do Balanço Social de 2013 verifica-se que atualmente existem 11.341 trabalhadores, menos 225 do que em dezembro de 2012 e menos 487 desde janeiro de 2012.

Quanto à falta de trabalhadores isto justifica-se com a aposentação. No final do ano passado, a idade média dos funcionários ascendeu os 49 anos, por concentrar muitas pessoas entre os 50 e 64 anos e poucas até aos 34 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório