Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Autarca de Baião defende em Itália maior apoio a regiões do interior

O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, vai defender, no Comité das Regiões, em Itália, a necessidade de um apoio e incremento à mobilidade em regiões com dificuldades geográficas e demográficas.

Autarca de Baião defende em Itália maior apoio a regiões do interior
Notícias ao Minuto

07:47 - 09/07/14 por Lusa

País Mobilidade

Na 23ª reunião da Comissão de Coesão Territorial do Comité das Regiões, que se realiza entre 10 e 11 de julho, em Fabriano, Itália, José Luís Carneiro vai salientar que a mobilidade, para pessoas e mercadorias, é um vetor de ligação económico, uma ferramenta de liberdade e uma expressão de democracia.

Por esse motivo, o socialista afirma que as regiões de fraca densidade populacional, com recursos económicos, produtivos e financeiros, devem ser tratados de "forma similar com os demais territórios".

Na sua opinião, a mobilidade deve ser uma ferramenta de apoio ao reordenamento do território e dinamizadora da matriz social, política e económica regional.

O autarca lembra que as "regiões que enfrentam dificuldades" cumprem tarefas essenciais para o desenvolvimento equilibrado da União Europeia, através do acesso às matérias-primas, agricultura, pesca, proteção do ambiente, turismo e lazer.

"A melhoria das ligações dos transportes, tanto no interior destas regiões como entre estas e o resto da União Europeia, deveria ser uma componente essencial quer da política de coesão da Europa, quer das suas políticas de mobilidade", considera.

José Luís Carneiro, que integra as comissões de Educação, Juventude e Investigação (EDUC) e Coesão Territorial (COTER) do Comité das Regiões, entende que a prestação de serviços de transporte em "regiões de risco" não é entendida como um desafio europeu.

Este ano, o presidente da Câmara de Baião foi nomeado contra relator do parecer "A mobilidade em regiões que enfrentam dificuldades geográficas e demográficas", que será discutido dia 10 julho e submetido a votação na reunião plenária de 06 a 08 de outubro.

O Comité das Regiões foi criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia sendo, atualmente, composto por 344 membros efetivos, 12 deles portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório