Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Testamento vital 'para todos' a partir de hoje

A partir de hoje qualquer cidadão já pode deixar por escrito o seu testamento vital no centro de saúde, de forma gratuita, noticia o Diário de Notícias.

Testamento vital 'para todos' a partir de hoje
Notícias ao Minuto

08:43 - 01/07/14 por Notícias Ao Minuto

País SNS

A partir de hoje, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já permite aos portugueses deixar escritas as suas preferências em casos de urgência, cirurgia, doença incurável ou em estados vegetativos ou terminais, avança o Diário de Notícias.

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) permite aos médicos terem acesso à vontade dos doentes caso estes estejam impossibilitados de a manifestar de forma consciente e autónoma.

Para que toda a gente tenha acesso a esta possibilidade, vai estar disponível em todas as sedes de agrupamento de centros de saúde e de unidades locais de saúde um balcão para o registo do Rentev. Os funcionários presentes nestes balcões estão preparados para esclarecer e receber as declarações dos utentes.

Este testamento pode ser efetuado gratuitamente por qualquer cidadão residente em Portugal, maior de idade, sem anomalia psíquica e capaz de dar o seu consentimento consciente, livre e esclarecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório