Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Teleassistência ajuda a combater solidão dos idosos

Quatro instituições de Santa Marta de Penaguião estão a pôr em prática um serviço de teleassistência no concelho, distribuindo aparelhos que possibilitam o contacto direto entre idosos que vivem isolados e serviços de emergência médica ou segurança.

Teleassistência ajuda a combater solidão dos idosos
Notícias ao Minuto

12:35 - 30/06/14 por Lusa

País Santa Marta

O serviço "Idosos em Segurança" visa combater o isolamento dos mais velhos e envolve as instituições particulares de solidariedade social (IPSS): Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Fundação Doutor Carneiro Mesquita, Centro Paroquial e Social de Santa Eulália e Fundação Luís Vicente de Lobrigos.

"Este é um concelho muito envelhecido e onde muitos idosos vivem sozinhos ou isolados", afirmou hoje à agência Lusa a diretora técnica do Centro Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Ana Gouveia.

Foi para dar resposta às necessidades desta população que as instituições se juntaram e apresentaram uma candidatura ao projeto BPI Séniores 2013, que possibilitou a aquisição de 120 aparelhos móveis e fixos que estão a ser entregues aos interessados.

A teleassistência assegura uma vigilância permanente e consiste num serviço telefónico de apoio que permite à população mais idosa o contacto direto com os serviços de emergência médica ou de segurança.

Ou seja, o pequeno dispositivo, que pode ter a forma de uma pendente ou relógio, possibilita ao utente pedir ajuda apenas com o premir de um botão, em casos de emergência (grave indisposição, queda, tentativa de roubo) ou até mesmo fazer chamadas para familiares ou para o 'Call Center' da empresa TCare.

Neste serviço, que funciona 24 horas por dia, há sempre profissionais, desde enfermeiros, psicólogos ou gerontólogos, disponíveis para dar a resposta necessária a cada situação.

Para aderirem ao programa, os idosos têm de pagar entre os 9,5 aos 12 euros por mês, dependendo do aparelho, verba que é destinada ao serviço do 'Call Center'.

Inês Pereira, da Fundação Luís Vicente de Lobrigos, referiu que o grande entrave na entrega dos equipamentos tem sido precisamente o fator monetário, visto que a maior parte dos idosos vive com pensões muito pequenas.

"Começam logo a fazer contas à medicação, despesas e alimentação que têm que pagar todos os meses", salientou.

No entanto, a responsável acredita que, conforme o serviço for sendo conhecido, haverá também mais utentes a aderir.

Inês Pereira deu o exemplo de uma idosa que "ficou muito contente, acima de tudo, porque pode falar com o filho a qualquer hora, apenas por carregar num botão".

A maior parte das chamadas que são feitas para o 'Call Center' são precisamente para combater o isolamento, por necessidade de falar.

Estas quatro IPSS de Santa Marta de Penaguião trabalham no apoio aos mais velhos, disponibilizando serviço de lar, centro de dia e apoio domiciliário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório