Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Alunos obrigados a cálculo universitário em exame nacional

Se para os alunos a Matemática é por si só um 'bicho de sete cabeças', imagine-se um exame do 12º ano com cálculos dignos de matéria universitária. Foi exatamente o que aconteceu na prova nacional deste ano, denunciou a Associação de Professores de Matemática (APM). Segundo o Diário de Notícias (DN), para a associação o exame nacional continua uma pergunta “de um limite que está fora do programa”.

Alunos obrigados a cálculo universitário em exame nacional
Notícias ao Minuto

09:08 - 27/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Matemática

A questão passou despercebida aos alunos, não só porque, logo à partida, não a entenderam mas também porque não tiveram a noção do que era necessário para responder. O exame nacional de Matemática – o mais temido, como sempre – continha este ano uma pergunta digna de universidade.

A denúncia foi feita pela Associação Portuguesa de Matemática (APM): “A pergunta 5.2 do grupo II obriga ao cálculo de um limite que está fora do programa. É um limite que só se dá na universidade”, disse ao Diário de Notícias (DN) o vice-presidente da associação, Jaime Carvalho.

A valer 15 pontos em 200 (1,5 valores em 20), esta questão poderá ter ficado em branco em muitos exames, contudo, a Sociedade Portuguesa de Matemática defende cálculo se enquadra na matéria dada na disciplina ao longo do Ensino Secundário.

Contactos pelo DN, nem o Ministério da Educação nem o Instituto de Avaliação Educativa (Iave) responderam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório