Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Carapau, tamboril e areeiro não são alvo de sobrepesca

As quotas de carapau, tamboril e areeiro não deverão sofrer reduções em 2015, depois de um relatório de Bruxelas, hoje divulgado, ter considerado que estas espécies não são alvo de sobrepesca nas águas ibero-atlânticas.

Carapau, tamboril e areeiro não são alvo de sobrepesca
Notícias ao Minuto

13:44 - 26/06/14 por Lusa

País Bruxelas

O relatório considera ainda que as unidades populacionais de pescada melhoraram - a espécie foi alvo de um plano de recuperação -, mas a sustentabilidade a longo prazo ainda poderá estar em risco.

O documento está já disponível para que as partes interessadas apresentem os seus pontos de vista através de uma consulta pública em linha, antes de a Comissão Europeia avançar com uma proposta para as possibilidades de pesca para 2015, durante o outono.

Segundo Bruxelas, no Mar Negro, todas as espécies de peixes de fundo e 33% das unidades populacionais pelágicas são objeto de sobrepesca.

Já no Atlântico Nordeste, incluindo o mar Báltico e os mares do Norte, a sobrepesca caiu de 86% das unidades populacionais (30 das 35 unidades avaliadas) em 2009 para 41% (19 de um total de 46 unidades populacionais) em 2014.

Um dos focos de preocupação do executivo comunitário é o Mediterrâneo, onde o regime de totais admissíveis de capturas e respetivas quotas só se aplica ao atum rabilho.

As frotas dos Estados-membros que operam no Mediterrâneo estão enquadradas por um regulamento específico que tem como objetivo prevenir a sobrepesca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório