Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Viseu aceita fecho de cinco escolas mas contesta o de uma

O presidente da Câmara de Viseu disse hoje que não aceitará o encerramento da escola de Travanca, que não estava acordada com o Ministério da Educação, admitindo a hipótese de a autarquia a manter aberta "a expensas próprias".

Viseu aceita fecho de cinco escolas mas contesta o de uma
Notícias ao Minuto

12:17 - 24/06/14 por Lusa

País Ensino

Seis escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Viseu vão encerrar já no próximo ano letivo, de acordo com uma lista divulgada segunda-feira pelo Governo.

Em declarações à agência Lusa, Almeida Henriques (PSD) explicou que inicialmente o ministério pretendia encerrar onze escolas, tendo havido acordo relativamente às de Boa Aldeia, Vil de Souto, Lages, Corvos e Orgens.

"A de Travanca fazia parte das 11 iniciais. Tínhamos chegado ao entendimento do encerramento de cinco, porque as razões são ponderosas e estão salvaguardadas as questões pedagógicas e dos transportes, mas em relação a esta sexta não o aceitaremos de maneira nenhuma", frisou.

No que respeita às escolas de Boa Aldeia, Vil de Souto, Lages, Corvos e Orgens, o autarca contou que houve entendimento relativamente ao seu fecho, "em diálogo com os pais e com as Juntas de Freguesia", estando assegurada quer a questão do transporte, quer a do prolongamento do horário escolar, "para que seja concertado com a atividade dos pais".

"A de Travanca não estava acordada com o Ministério da Educação. Eu sou um homem de uma só palavra e a palavra que dei às populações é aquela que irei cumprir estritamente", assegurou.

Neste âmbito, o vice-presidente da autarquia deslocou-se hoje ao Ministério da Educação para reiterar esta posição e informar que, "se a autarquia tiver que manter a escola aberta a expensas próprias, não hesitará", acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, apesar de a escola de Travanca ter apenas cerca de dez alunos, "conjugadamente com a outra escola da freguesia tem características especiais", porque há vários alunos com Necessidades Educativas Especiais nas duas.

Por outro lado, acrescentou, trata-se de "uma freguesia com algum potencial de crescimento imediato, não só pelos jovens casais que lá vivem, mas também pela proximidade que tem à cidade".

"Não sei que motivo terá levado, no centralismo do gabinete, a encontrar esta solução de última hora. Nós rejeitamo-la em absoluto", frisou.

Segundo a listagem divulgada pelo ministério, o distrito de Viseu é aquele onde vão encerrar mais escolas, um total de 57, nos concelhos de Cinfães (nove), S. Pedro do Sul (oito), Tondela (sete), Viseu e Moimenta da Beira (seis), Nelas e Oliveira de Frades (quatro), Vouzela (três), Sernancelhe, Tabuaço, Mangualde e Vila Nova de Paiva (duas) e Castro Daire e Sátão (uma).

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu na sexta-feira mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório