Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Professores temem atrasos na educação sexual

Segundo o Público, a lei que contempla as obrigatoriedades das escolas e agrupamentos em relação à educação sexual está a ser cumprida pela maioria das instituições de ensino, mas os professores ainda não se sentem reconhecidos.

Professores temem atrasos na educação sexual
Notícias ao Minuto

16:03 - 17/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Desde 2009 que as escolas estão obrigadas a desenvolver programas de educação sexual, com um número mínimo de horas por ano, e a ter gabinetes de informação e apoio aos alunos.

Segundo uma avaliação efetuada por Margarida Gaspar Matos, coordenadora de uma equipa responsável por avaliar esta lei, a maioria das escolas e agrupamentos está a cumprir, mas os professores que coordenam a área estão exaustos e magoados com a falta de reconhecimento.

Segundo os dados ontem apresentados, e que o Público noticia esta terça-feira, mais de 80% das unidades orgânicas (escolas e agrupamentos) cumpriram na íntegra a carga horária legal; as restantes cumpriram pelo menos parte do que estava previsto. Em regra, os estabelecimentos fazem saber que têm gabinetes de apoio aos alunos e que 71% destes funcionam até seis horas por semana, sendo que 60% dos diretores acham que funcionam bem.

Em 85% dos casos foram estabelecidas parcerias entre estes gabinetes e os centros de saúde locais, mas na maioria dos casos estes espaços são apenas um local que os alunos conhecem mal.

Segundo Margarida Gaspar Matos “muitas vezes a lei é cumprida na ‘forma’ e não na filosofia”, pois a realização de conferências ocasionais como acontece em muitas escolas não cria uma cultura na escola, são acontecimentos que caem de para-quedas.

Os professores não se sentem reconhecidos e a solução que apresentam é uma maior aposta na formação de técnicos, mais formação de professores e redução da componente letiva para um professor por agrupamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório