Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 12º

Edição

Catorze concelhos em risco máximo de incêndio

Catorze distritos de Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Aveiro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Catorze concelhos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:52 - 16/06/14 por Lusa

País IPMA

Segundo informação disponível na página do IPMA na Internet, os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Gouveia (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Lamego (Viseu), Arouca e Castelo de Paiva (Aveiro).

O IPMA colocou ainda sob risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos do país, com exceção de Lisboa.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 95 incêndios, que foram combatidos por 1.948 operacionais, com o apoio de 517 veículos.

Às 06:00 de hoje, a ANPC registava na sua página da Internet dois incêndios ativos nos distritos de Faro e do Porto.

No distrito de Faro, estava por dominar um incêndio que deflagrou no domingo às 17:20 em Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, distrito de Faro, estando a ser combatido por 195 bombeiros, com o apoio de 95 veículos.

Também por dominar estava o fogo que deflagrou às 04:35 de hoje em Aboadela, concelho de Amarante, distrito do Porto.

Este incêndio está a ser combatido por 204 bombeiros, com o auxílio de 53 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral. Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de leste até meio da manhã e a partir do final da tarde.

No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã no Algarve, prevendo-se durante a tarde um aumento temporário de nebulosidade em especial no interior, onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no Algarve e nas terras altas, tornando-se do quadrante sul a partir da tarde, neblina matinal na costa sul do Algarve e descida da temperatura máxima, que será acentuada na costa sul do Algarve.

Em Lisboa e em Coimbra prevê-se uma temperatura máxima de 32 graus Celsius, no Porto, Braga, Castelo Branco e Portalegre 31, Faro 25, Évora 35, Beja 33, Bragança 26, Guarda 24, Funchal 23, Ponta Delgada 23 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 22.

Saiba aqui as previsões do tempo para os próximos dias.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório