Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Cantinas Sociais de Vila Franca de Xira fornecem 861 refeições diárias

As dez cantinas sociais do concelho de Vila Franca de Xira fornecem atualmente 861 refeições diárias, mais 273 do que em 2013, ano em que os anteriores oito refeitórios garantiam diariamente alimentação a 588 utentes.

Cantinas Sociais de Vila Franca de Xira fornecem 861 refeições diárias
Notícias ao Minuto

11:15 - 12/06/14 por Lusa

País Ajuda

Os dados relativos à área social do concelho, facultados hoje pela Câmara Municipal à agência Lusa, indicam que foram aprovadas para 2014 mais duas cantinas sociais, passando o município a dispor de dez desses equipamentos.

Quanto ao Programa de Ajudas Alimentares, o município informa que em 2013 foram atribuídos 5.687 cabazes, prevendo entregar durante este ano 6.140.

A autarquia acrescenta que ao abrigo deste programa, que conta com o apoio da Central de Cervejas, se verificou um aumento de cabazes distribuídos pela freguesia de Alhandra - através da instituição Obra das Mães - e pela Cáritas da freguesia de Vila Franca de Xira.

No âmbito do programa de apoio a situações de emergência, de setembro a dezembro de 2013, foram concedidos nove apoios, num total de 1.121 euros, enquanto entre janeiro e maio deste ano o município atribuiu apoios no valor de 3.529 euros.

O município refere que a maioria dos apoios foi destinada ao pagamento de rendas em atraso, avisos de corte de luz e água, assim como medicação.

"De referir, ainda, que o apoio a estas situações é efetuado quando não são encontrados outros recursos junto da rede de suporte familiar ou de outras entidades, em particular da Segurança Social. Assim, estas são famílias cujos recursos e apoio já se encontram esgotados", acrescenta a câmara municipal, liderada por Alberto Mesquita (PS).

Os dados fornecidos pelo município de Vila Franca de Xira respeitam apenas às áreas sociais nas quais a autarquia tem uma atuação direta e que são da sua responsabilidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório