Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Escola sob investigação por venda de equipamentos

A venda recente como sucata de equipamentos da Escola Infante D. Henrique, no Porto, está a ser investigada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência, avança o Público.

Escola sob investigação por venda de equipamentos
Notícias ao Minuto

08:38 - 10/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Sucata

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) está a investigar a Escola Infante de D. Henrique, no Porto por venda de equipamentos a uma sucata. Em causa estão máquinas, algumas delas com toneladas. O Ministério da Educação e Ciência (MEC) afirmou que o IGEC está a averiguar o caso na “sequência de uma denúncia recebida”, noticia o Público.

Fernando Santos, presidente do Conselho Geral do Agrupamento da escola, foi o primeiro a alertar, em maio, para o “desaparecimento de bens públicos”.

Ainda durante dois dias, em fevereiro, vários camiões carregaram quase cinco toneladas de equipamento com o auxílio de uma grua, o que chamou à atençãode muitos.

A denúncia alerta para o desaparecimento de peças antigas do espólio da escola, como é o caso de um torno que tinham em exposição. Na época, a diretora Manuela Pinto justificou que teria ido para reparação: “Não o poderia vender é uma peça museológica. Tem mais de 50 anos “.

“As escolas sempre venderam sucatas em hasta pública. Eram máquinas que não cumprem os requisitos de segurança para funcionar”, disse.

A denúncia aponta ainda irregularidades no uso de fundos europeus pela escola, ainda com a direção de Manuela Pinto.

“A IGEC não contactou connosco. É uma completa surpresa existir um processo de averiguações. Temos que preservar a imagem de uma escola centenária com um know-how importante”, remata o presidente do conselho geral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório