Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Crato obrigado a saldar dívida de milhões a três mil professores

O Ministério da Educação terá de pagar 24 milhões a três mil professores (oito mil euros a cada) para fazer um acerto de contas pelo facto de estes docentes não terem sido promovidos de escalão, como impunha um decreto de lei publicado em julho de 2010, conta hoje o Diário de Notícias.

Crato obrigado a saldar dívida de milhões a três mil professores
Notícias ao Minuto

08:55 - 05/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Acerto

O ministério de Nuno Crato vai ter de pagar oito mil euros líquidos a três mil professores.

Em causa está o decreto-Lei 75/2010 que obrigava a colocar os professores há mais de cinco anos do escalão 245 no índice 272 e, consequentemente, aumentar-lhe o ordenado em 245 euros/mês. Tal não se verificou com estes três mil professores que, devido à complexidade de compreensão das normas transitórias, acabaram por ser ultrapassados.

A FNE( Federação Nacional de Educadores) e a Fenprof (Federação Nacional de Professores) recorreu para os tribunais e, como refere Mário Nogueira, conseguiu que "justiça fosse feita".

Agora, a tutela terá de fazer o acerto das contas com estes professores e já terá pedido ontem que os docentes nesta situação o indicassem. No entanto, segundo apurou o Diário de Notícias, o número de professores a ser recompensado é inferior ao número de docentes avançado pela Fenprof.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório