Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Documentos internos do Fisco guardados em casa de contabilista

Mário Pena, contabilista de Famalicão, guardava na sua mansão documentos internos da Autoridade Tributária (AT) relativos a clientes e empresas. É desde 2008 acusado de desviar 1,5 milhões de euros mas até hoje mantém-se em liberdade e já violou a medida de coação para voltar a trabalhar.

Documentos internos do Fisco guardados em casa de contabilista
Notícias ao Minuto

09:00 - 03/06/14 por Notícias Ao Minuto

País Famalicão

Vive numa das maiores mansões de Famalicão mas no ano passado declarou à Segurança Social (SS) ter tido apenas 50 euros de rendimento. Segundo o Jornal de Notícias (JN), o contabilista Mário Pena é, desde 2008, acusado de desviar mais de 1,5 milhões de euros a clientes e de guardar em sua casa documentos oficiais e secretos da Autoridade Tributária (AT).

A primeira suspeita deste crime de desvio de dinheiro a clientes e acesso indevido e ilegal a documentos do Fisco recaiu sobre Alberto Pena, irmão do contabilista e inspetor da Direção das Finanças de Gaia, uma vez que as informações foram impressas a partir de um computador com acesso à informação coberta pelo sistema fiscal.

De acordo com a publicação, o esquema de desfalque começou em 2004 e, após depoimentos de funcionários da ANEP – Consultores e funcionários de Mário Pena – a Polícia Judiciária (PJ) detetou que o crime era cometido por alguém com um conhecimento avançado do funcionamento do sistema de pagamento do IVA.

Após cruzamento de dados entre os clientes do contabilista de Famalicão, as autoridades detetaram fraudes e desfalques havendo em todos os casos apenas um denominador comum: Mário Pena.

O crime teve início em 2004, mas apenas quatro anos depois o dono da ANEP foi detido. Em 2009, continua o jornal, foi suspenso da atividade de técnico oficial de contas mas, entretanto, violou a medida de coação, alegando que pretendia regularizar os prejuízos causados aos lesados e que para tal necessitava de trabalhar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório