Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Ordens alertam para consultas online dadas por médicos ilegais

Os sites de consultas virtuais são um serviço que se está alargar em Portugal mas a falta de controlo sobre os mesmos está a preocupar as ordens profissionais, conta o Sol. Existem queixas de sites com médicos ilegais.

Ordens alertam para consultas online dadas por médicos ilegais
Notícias ao Minuto

08:33 - 30/05/14 por Notícias Ao Minuto

País Consultórios virtuais

Há várias especialidades que já oferecem, em Portugal, a possibilidade de se fazerem consultas pela internet. Os nutricionistas são os mais comuns mas também existem consultas virtuais com dietistas, psicólogos, psiquiatras, clinica geral e familiar, sexologia, etc.

No entanto, as consultas feitas através do computador não têm qualquer tipo de controlo, uma situação que está a preocupar as ordens profissionais, noticia o Sol. Estas alertam para a necessidade de se regulamentar esta prática pois não há garantias de que seja feita por profissionais legais, que cumpra as regras éticas e que assegure o sigilo das informações.

“O assunto preocupa-nos, pois temos muitas denúncias de sites que prestam serviços ilegais, em que os profissionais não estão registados sequer na Ordem”, afirmou Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), à mesma publicação.

No entanto, não é só a segurança que tem sido discutida relativamente às consultas virtuais. “Há vozes discordantes que defendem que a primeira consulta deve ser sempre presencial, para observação da pessoa”, contou a mesma responsável, sublinhando a necessidade de haver um debate, dentro da ON, para definir uma posição oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório