Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Desviou 1,1 milhões e é ajudado pela Segurança Social

Um contabilista de Famalicão acusado de desviar 1,158 milhões de euros a 43 clientes vive hoje com a ajuda da Segurança Social para pagar as custas do processo, declarando apenas 50 euros anuais de rendimento às Finanças, conta esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

Desviou 1,1 milhões e é ajudado pela Segurança Social
Notícias ao Minuto

08:07 - 26/05/14 por Notícias Ao Minuto

País Famalicão

Mário Pena, um contabilista de Vila Nova de Famalicão, foi acusado de desviar 1,158 milhões de euros a 43 clientes em 2008 e hoje, na penúria, recebe ajudas do Estado e declara às Finanças um rendimento do agregado familiar de 50 euros por ano, conta o Jornal de Notícias.

Em janeiro do ano passado, o homem de 56 anos, que já não tem qualquer bem na sua titularidade, pediu “proteção jurídica” à Segurança Social por não ter meios para pagar as custas dos processos judiciais e conseguiu.

Mesmo sem qualquer imóvel em seu nome, Mário e a mulher, desempregada, vivem numa luxuosa mansão em Famalicão, com casas anexas, campo de ténis e piscina coberta. O Estado nunca conseguiu chegar a esse imóvel porque o contabilista passou tudo para o nome da filha quando rebentou o escândalo do desvio de milhões.

A Segurança Social, mesmo assim, deferiu o pedido de ajuda de Mário Pena, num processo em que este se queixava de coação por parte de um antigo cliente. Em relação ao processo contra si instaurado por abuso de confiança, fraude fiscal, falsificação de documentos e corrupção, o Ministério Público já notificou os 43 clientes para se constituírem assistentes no mesmo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório