Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Atraso em Lamego e tentativa de boicote em Tondela marcam eleiçõesem Viseu

O atraso na abertura das mesas de voto em Magueija (Lamego) e a tentativa de boicote em Mosteiro de Fráguas (Tondela) marcaram hoje o início da votação para as eleições europeias no distrito de Viseu.

Atraso em Lamego e tentativa de boicote em Tondela marcam eleiçõesem Viseu
Notícias ao Minuto

12:35 - 25/05/14 por Lusa

País Europeias

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes (PSD/CDS), contou à agência Lusa que em Magueija o presidente da Junta de Freguesia, Gilberto Silva (PS), só entregou os boletins de voto depois da intervenção da GNR, devido a alegadas rivalidades com a sua antecessora, que é presidente de um rancho folclórico que está instalado na antiga escola primária onde decorre o ato eleitoral.

"O presidente da Junta só depois de instado pela GNR é que compareceu, às 08:45, com os boletins de voto", explicou Francisco Lopes, lamentando que "a rivalidade e o desentendimento pessoal e político entre ele e a anterior presidente da junta" tenha levado a esta situação.

Segundo o autarca, o ato eleitoral decorre numa das duas salas da antiga escola primária, que estão cedidas ao rancho.

"O presidente da Junta propôs que uma sala ficasse para uma associação etnográfica a que ele pertence e a outra para a banda filarmónica, expulsando o rancho que já lá está instalado", contou.

Francisco Lopes acrescentou que lhe propôs que uma sala ficasse para a associação etnográfica e a outra para o rancho, mantendo-se a banda nas instalações onde se encontra atualmente, mas "ele recusou".

No âmbito desta polémica, o presidente da Junta de Freguesia "recusou liminarmente qualquer tipo de participação neste processo pelo facto de as eleições irem decorrer numa sala que está cedida ao rancho", lamentou.

A Lusa tentou, sem sucesso, falar com Gilberto Silva.

No concelho de Tondela, à semelhança do que tinha acontecido nas eleições autárquicas, em setembro do ano passado, houve uma tentativa de boicote às eleições na antiga escola primária de Mosteiro de Fráguas.

Segundo o presidente da Câmara, José António Jesus, Tondela (PSD), "a metodologia foi outra vez cola nas fechaduras, mas com a intervenção do serralheiro a situação foi logo resolvida" e as mesas de voto abriram às 08:00.

"Havia óleo no chão e cola nas fechaduras. Desta vez não houve cadeados", contou.

José António Jesus explicou que não estava ninguém no local que tivesse justificado o ato, mas que a motivação terá sido o protesto contra a reforma administrativa, que agregou a freguesia de Mosteiro de Fráguas à de Vilar de Besteiros, tal como aconteceu nas autárquicas.

As urnas para as eleições europeias abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira e funcionam sem interrupção até às 19:00, enquanto nos Açores a votação inicia-se e termina 60 minutos depois, devido à diferença horária.

Perto de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

No total, concorrem 16 listas, mais três do que nas europeias de 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório