Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Protestos na Covilhã impedem abertura de urnas de voto

A escola básica de Orjais, no concelho da Covilhã, foi hoje fechada a cadeado pela população para impedir que se vote para as eleições europeias, um boicote de protesto contra o anunciado encerramento daquele estabelecimento de ensino.

Protestos na Covilhã impedem abertura de urnas de voto
Notícias ao Minuto

10:04 - 25/05/14 por Lusa

País Europeias

Na escola onde votam 768 eleitores, o portão foi fechado a cadeado e encontra-se guardado por cerca de três dezenas de populares, que contestam a possibilidade de aquele estabelecimento encerrar, obrigando à transferência das 15 crianças que ali estudam para uma outra escola em Teixoso, a sete quilómetros daquele local.

Cantando o "Grândola Vila Morena" e afirmando que "aqui ninguém passa, aqui ninguém vota", a população, com o apoio do presidente da junta de freguesia, encontra-se no local para impedir quem eventualmente queira votar, tendo já recusado a passagem de uma patrulha da GNR, que entretanto abandonou o local.

"Já estava à espera desta situação, porque as pessoas, desde que souberam da possibilidade de encerramento, estão preocupadas e revoltadas. Obviamente que estou solidário com este protesto porque não concordo com o encerramento da escola", disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Orjais, José Pinto.

Os pais mostram-se assustados com o facto de crianças com idades entre os seis e 9 anos terem que se deslocar para uma escola a 7 quilómetros, ficando sem apoio familiar perto.

Maria de Lurdes Lucas, com duas filhas, de sete e oito anos, a frequentar a escola salienta que as crianças são "demasiado pequenas" para irem para tão longe transportando o enorme peso das mochilas, sem se saber qual a qualidade dos transportes e da alimentação.

Ainda no concelho da Covilhã, em Vales do Rio, decorre outro protesto contra o encerramento da escola local, que levou a população a fechar a porta com cadeado e cola, impedindo a abertura das urnas à hora prevista e a constituição da mesa de voto.

Em Orondo, um protesto contra a agregação da freguesia tentou impedir que a votação se realizasse, mas a escola abriu e a mesa de voto foi constituída por apenas três elementos, o que já levou o porta-voz do movimento de protesto a anunciar que vai apresentar queixa.

Perto de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

No total, concorrem 16 listas, mais três do que nas europeias de 2009.

Nas eleições realizadas há cinco anos, o PSD, que agora concorre coligado com o CDS-PP, elegeu oito eurodeputados, enquanto o PS conseguiu conquistar sete lugares no Parlamento Europeu.

O BE foi a terceira força política mais votada, elegendo três eurodeputados, e o CDS-PP elegeu dois, tal como a CDU.

A abstenção nas eleições realizadas a 07 de junho de 2009 foi de 63,22%, mesmo assim abaixo do valor recorde registado em 1994, 64,46%.

No total, serão eleitos 751 eurodeputados pelos 28 Estados-membros da União Europeia, que representarão cerca de 500 milhões de cidadãos da UE nos próximos cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório