Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Urnas da freguesia do Muro não abriram em reivindicação pelo metro

As mesas de voto para as eleições Europeias da freguesia do Muro, concelho da Trofa, não abriram às 08:00 horas como estava previsto numa forma de reivindicação pela construção da linha de metro.

Urnas da freguesia do Muro não abriram em reivindicação pelo metro
Notícias ao Minuto

09:36 - 25/05/14 por Lusa

País Eleições

De acordo com o presidente da Junta do Muro, Carlos Martins, o edifício onde era previsto realizar-se o ato eleitoral, a sede da Junta de Freguesia, está aberto e mas as dez pessoas responsáveis pelas mesas de voto não apareceram.

Às 09:30 ainda não existia indicação sobre se as mesas de voto chegariam a abrir.

Na sexta-feira um grupo de cidadãos do Muro tinha apelado à população desta freguesia para que não votasse nas eleições Europeias como forma de reivindicação pela construção da linha de metro: prolongamento da linha do Instituto Superior da Maia (ISMAI) até à Trofa.

"Dia 25, sem votar, vamos continuar a lutar! Junte-se a todos os Murenses no Largo da Estação, e demonstre a sua indignação!", era um dos apelos que contavam de uma carta que foi inserida nas caixas de correio da população do Muro.

Perto de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

No total, concorrem 16 listas, mais três do que nas europeias de 2009.

Nas eleições realizadas há cinco anos, o PSD, que agora concorre coligado com o CDS-PP, elegeu oito eurodeputados, enquanto o PS conseguiu conquistar sete lugares no Parlamento Europeu.

O BE foi a terceira força política mais votada, elegendo três eurodeputados, e o CDS-PP elegeu dois, tal como a CDU.

A abstenção nas eleições realizadas a 07 de junho de 2009 foi de 63,22%, mesmo assim abaixo do valor recorde registado em 1994, 64,46%.

No total, serão eleitos 751 eurodeputados pelos 28 Estados-membros da União Europeia, que representarão cerca de 500 milhões de cidadãos da UE nos próximos cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório