Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Por ano 40 crianças e bebés sofrem um AVC

Todos os anos, são conhecidos 40 casos de crianças e bebés que sofrem um AVC. Esta doença é mais comum aos primeiros 28 dias de vida e depois aos sete anos, conta o Diário de Notícias (DN).

Por ano 40 crianças e bebés sofrem um AVC
Notícias ao Minuto

16:05 - 18/05/14 por Notícias Ao Minuto

País Doença

Há 40 bebés e crianças que sofrem acidentes vasculares cerebrais (AVC) todos os anos, sendo uma das dez maiores causas de morte até aos 18 anos.

Uma neuropediatra no Hospital D. Estefânia, Rita Lopes Silva, revelou que “quase metade dos casos ocorrem nos primeiros 28 dias de vida, mas após esse período incidem mais por volta dos sete anos”, segundo o Diário de Notícias.

A médica revela que uma das maiores causas é o atraso no diagnóstico e para se evitar estas situações, já é possível a deteção desta doença durante a gravidez.

“Numa criança pensa-se sempre em outros problemas, como encefalite ou meningite, até porque, às vezes, a criança também tem febre. Por isso mesmo na comunidade médica há um atraso mínimo de 24 horas no diagnóstico. E quanto mais cedo se conseguir tratar, menores serão as sequelas. Por isso, mais vale fazer exames para excluir essa hipótese”, conta Rita Lopes Silva.

O último estudo sobre o tema foi realizado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria e Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, que revelou que entre janeiro de 2009 a dezembro de 2011, houve 114 AVC’s até aos 18 anos, mas 56 ocorreram antes dos primeiros 28 dia.

Os pais devem ficar atentos a sinais de convulsões, diferenças em caminhar e uma das mãos fica mais fechada.

A mortalidade nestes casos ronda 10% a 25%, e, 40% a 60% delas ficam com sequelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório