Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Manifesto 'Nunca Mais' não quer "voltar atrás"

António Nogueira Leite, o antigo secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, é o primeiro subscritor da petição ‘Nunca Mais’, que não quer repetir os “três anos de exceção e restrições”. A petição está já a circular nas redes sociais, tendo até ao momento pouco mais de 500 assinaturas.

Manifesto 'Nunca Mais' não quer "voltar atrás"
Notícias ao Minuto

22:02 - 16/05/14 por Notícias Ao Minuto

País António Nogueira Leite

O texto da petição é dirigido aos presidentes do PSD, PS, CDS, BE e PCP e aos candidatos à presidência da Comissão Europeia. Com o 17 de maio no horizonte – data oficial para a saída da troika –, os subscritores defendem que o país foi forçado a “pedir ajuda para escapar a uma bancarrota” e que agora que os três anos do memorando chegaram ao fim, não aceitam “voltar atrás”.

Ao Diário Económico, António Nogueira Leite adiantou que ainda irá contactar os candidatos a eurodeputados Paulo Rangel, Nuno Melo e Francisco Assis, acrescentando ainda que a petição “não serve para criticar partido A ou B.

Na perspetiva dos signatários, os três anos de ajustamento definidos pelo memorando da troika foram de “custos políticos, económicos e sociais”, fruto do resgate financeiro, mas que com “o esforço de todos nós, os indicadores mudaram para melhor” e que Portugal já “deixou de viver a acumular dívida externa e dívida pública”

Os economistas André Azevedo Alves e João Duque, o empresário Francisco van Zeller, a política Zita Seabra e Pedro Botelho Gomes, advogado e sócio na José Pedro Aguiar-Branco & Associados, são alguns dos 17 signatários originais da petição 'encabeçada' por Nogueira Leite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório