Rui Santos, um português que em 2011 vivia em Londres, tinha um grande problema quando chegava a altura de fazer as contas para o IRS: tinha que organizar e digitalizar tudo para enviar por e-mail para Portugal, contou o mesmo ao jornal i.
Foi na tentativa de contornar este problema que surgiu a empresa ‘Recibos Online’, que serve para simplificar a entrega de recibos, tanto para o consumidor como para o retalhista.
O projeto informático põe de parte a emissão de faturas em papel, digitalizando-as, sem necessidade de alterar o software de faturação dos estabelecimentos comerciais, e enviando-as para o e-mail do consumidor.
O responsável diz que o sistema está a ter uma aceitação positiva, sublinhando que a taxa de abertura dos e-mails ronda os 75%. O serviço é gratuito para os consumidores e para os retalhistas tem um custo de 4,99 euros.
Esta inovação no processo de emissão de faturas ajuda o consumidor (os talões em papel podem estragar-se, perder a cor e são difíceis de guardar e organizar) e o ambiente (são emitidos 3 mil milhões de talões em papel por ano em Portugal, o que corresponde ao abate de 27 milhões de árvores).