Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Greve dos enfermeiros com 95% de adesão

A adesão à greve dos enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental era, às 09:30 de hoje, de 95%, disse à Agência Lusa uma fonte sindical.

Greve dos enfermeiros com 95% de adesão
Notícias ao Minuto

10:07 - 08/05/14 por Lusa

País Sindicatos

Os enfermeiros em greve reivindicam o pagamento de todas as horas trabalhadas não pagas entre 2008 e 2012.

Em declarações à Lusa, Isabel Barbosa, representante da direção regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), avançou que a adesão à greve dos enfermeiros situava-se nos 95% às 09:30.

"Os enfermeiros com contrato individual de trabalho reivindicam o pagamento de retroativos relacionados com as horas penosas de trabalho realizadas de 2008 a 2012, ou seja, as horas trabalhadas e não pagas, nos Natais, Páscoas, passagens de ano, feriados e fins de semana", disse a sindicalista.

De acordo com Isabel Barbosa, os contratados aderiram em massa à greve convocada pelo SEP por uma questão de justiça e exigem à administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) o pagamento das horas em falta.

Isabel Barbosa declarou que, apesar de os enfermeiros terem um decreto-lei específico que regula o pagamento destas horas, o conselho de administração do CHLO decidiu aplicar o Código de Trabalho a partir de 2008.

"Isto é uma questão monetária, mas é muito mais para além disto. É uma questão de justiça porque os enfermeiros já têm estes horários que são desajustados para uma vida social normal e passam a maior parte do tempo ausentes de família e amigos e portanto devem ser compensados por isso", defendeu.

Isabel Barbosa acrescentou que esta questão é relativa apenas ao período entre 2008 e 2012, porque a partir de 2013 o conselho de administração voltou a pagar aos enfermeiros com CIT como paga aos restantes funcionários públicos, por imposição do Orçamento do Estado para 2013.

Contactado pela agência Lusa, o conselho de administração do CHLO entende que a situação do ponto de vista jurídico é "mais complexa" do que aquela que o SEP apresenta, porque só alguns dos enfermeiros com CIT terão direito a ser ressarcidos.

Segundo fonte do CHLO, em causa estão apenas os anos de 2011 e 2012, mas garantiu que os enfermeiros que tenham direito ao pagamento das respetivas horas serão ressarcidos faseadamente ao longo de três anos a começar já em 2014.

A greve irá decorrer entre as 08:00 e as 12:00 de hoje, estando a concentração marcada para as 10:30 frente ao Hospital S. Francisco Xavier.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório