Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério admite mais testes de inglês e mais difíceis

Cerca de 1.100 professores estão envolvidos na classificação do teste de diagnóstico de inglês realizado na quarta-feira por 121.000 alunos, anunciou hoje o Ministério da Educação, admitindo realizar mais testes e de maior dificuldade no futuro.

Ministério admite mais testes de inglês e mais difíceis
Notícias ao Minuto

17:46 - 02/05/14 por Lusa

País Educação

O teste "Key for Schools" foi concebido pelo Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, consiste numa componente escrita e numa componente oral e foi introduzido no sistema educativo português este ano.

"A avaliação externa da capacidade de compreensão e expressão oral de uma língua estrangeira, aspeto essencial do domínio de uma língua, estava ausente da avaliação externa há várias décadas. Só o facto de se ter reintroduzido a avaliação oral representa um importante passo em frente para o nosso sistema de ensino das línguas", defende o ministério em comunicado.

De acordo com a tutela, por ser o primeiro ano de aplicação "considerou-se mais prudente disponibilizar uma prova cujo foco se centra no nível A2, mas que permite também a atribuição de um certificado de nível B1".

O ministério admite, porém, que uma prova mais exigente venha em breve a ser recomendável para os alunos do 9.º ano.

"Relembramos que só de há dois anos a esta parte o Inglês foi tornado disciplina obrigatória no currículo, e só a partir dessa data se tornou obrigatório para todos os alunos ao longo de cinco anos", justifica-se no documento.

O ministério vai avaliar os resultados e estudar, juntamente com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) "a possibilidade de vir a ser aplicado aos alunos do 9.º ano o teste Preliminary for Schools, cujo foco é o nível B1, e que permite também aos alunos alcançar um certificado de nível B2, se o resultado for superior a 90 por cento".

Em relação ao Ensino Secundário, está em estudo a possibilidade de "a muito curto prazo propor", num modelo agora adotado para o Key for Schools, ser feito um teste que certifique o nível B2 ou superior, como é o caso do First for Schools.

O Key for Schools foi concebido pelo Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, e já foi realizado por mais de 1,2 milhões de alunos de cerca de 100 países, lembra o ministério.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório