Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Centenas de pessoas concentradas no largo do Carmo

Várias centenas de pessoas concentraram-se hoje à noite no largo do Carmo, em Lisboa, para assinalar os 40 anos do 25 de Abril, numa manifestação convocada nas redes sociais.

Centenas de pessoas concentradas no largo do Carmo
Notícias ao Minuto

23:22 - 24/04/14 por Lusa

País 25 Abril

Os grupos concentraram se primeiro em locais distintos, rumando depois ao largo do Carmo.

No largo do Chiado, um grupo com instrumentos musicais como violinos e trompetes recitou poesia, no largo Camões outros diziam num grande cartaz não haver cravos que expressem a revolta dos portugueses.

Os vários grupos convergiram depois para o Carmo, alguns, como o movimento 15 de outubro, a exigir a demissão do líder do Governo, Pedro Passos Coelho, e do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Com palavras de ordem como "1,2,3 abril" os grupos foram enchendo o largo do Carmo com batuques, assobios e músicas alusivas ao 25 de Abril.

Vários movimentos sociais marcaram para hoje à noite uma concentração no largo do Carmo, em Lisboa, depois de sairem de diferentes pontos de Lisboa, na iniciativa "Todos os rios vão dar ao Carmo", que surgiu nas redes sociais.

"Na noite de 24 de abril saltam rios de vários pontos da cidade. Vários rios de gente que quer estar na rua neste dia -- em vez de estar sozinha em sua casa -- e que, com panelas, instrumentos, pancartas, vozes e vontades, desaguam no Largo do Carmo", refere a convocatória publicada na página da internet "Rios ao Carmo" e na página de Facebook.

A iniciativa surgiu nas redes sociais e são cerca de 20 os movimentos que aderiram à convocatória, que apela para que sejam "criadas nascentes que possam engrossar os rios que irão desaguar no Carmo"

Os elementos dos cerca de 20 movimentos saíram de vários pontos de Lisboa, Sintra, Vila Franca de Xira, Cascais e margem sul ao fim da tarde para a concentração no Largo do Carmo, marcada para as 22:00.

Os organizadores referem que escolheram o Largo do Carmo "não só porque faz 40 anos que este largo se encheu de gente que não obedeceu às indicações de ficar em casa do Movimento das Forças Armadas", mas também porque querem "viver e reclamar o espaço público".

O Movimento "Que se lixe a troika" aderiu à iniciativa, com um percurso que saiu do Tribunal Constitucional, na Rua do Século, às 21:00 rumo ao Carmo.

"É chegada a hora de tomar o espaço público que é nosso e exigir a demissão do governo e o fim da austeridade. É chegada à hora de dar voz às pessoas. É chegada a hora de poder ser a gota de água", refere um comunicado daquele movimento, que apela às pessoas para levaram para a iniciativa um instrumento musical ou um apito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório