Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Diversas iniciativas assinalam 25 de Abril na Madeira

Sessões solenes no parlamento regional e na câmara do Funchal, exposições, a construção de um muro com cravos, visitas ao Palácio de São Lourenço e iniciativas musicais são alguns eventos preparados para assinalar o 25 de abril na Madeira.

Diversas iniciativas assinalam 25 de Abril na Madeira
Notícias ao Minuto

13:17 - 24/04/14 por Lusa

País Comemorações

A Assembleia Legislativa da Madeira, que desde 2006, por iniciativa do grupo parlamentar do PSD, decidiu deixar de comemorar esta data, com base numa proposta da maioria social-democrata preparou este ano um programa para assinalar a efeméride que terá lugar sexta-feira no Salão Nobre do parlamento insular.

Este programa, que tem a ausência anunciada dos deputados do PTP, PCP e PND, inclui a intervenção do presidente da assembleia, Miguel Mendonça, e uma conferência que tem como orador convidado o professor da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques.

Está igualmente prevista uma exposição fotográfica sobre o 25 de abril na Madeira e o lançamento de uma pequena publicação sobre a revolução que será posteriormente distribuída por todas as escolas da região.

Quanto à câmara municipal do Funchal, este ano assinala pela primeira vez de forma oficial a data, promovendo a partir de hoje com um conjunto de iniciativas, como uma exposição fotográfica de Agostinho Spínola no átrio da autarquia, uma projeção multimédia intitulada "Revolução dos Cravos" e um concerto na Praça do Município.

Sexta-feira acontecerá a sessão solene nos Paços do Concelho e uma conferência pelo "capitão de abril" Rodrigo Sousa e Castro.

O município do Funchal marca ainda esta efeméride atribuindo a toponímica "Via 25 de abril" à Cota 40, uma das principais ligações do concelho.

O aniversário do 25 de abril também será comemorado no Palácio São Lourenço, a residência oficial do Representante da República, que alojou os governantes depostos Américo Thomaz e Marcelo Caetano, a caminho do exílio para o Brasil, com um programa que inclui uma visita orientada ao palácio e aos jardins, atuação da banda militar, uma sessão comemorativa no Salão Nobre e um momento musical.

Também Machico recorda, como é tradição, o 25 de abril de 1974, começando hoje com a construção de um 'muro da liberdade" onde serão depostos cravos feitos pelos alunos das escolas do 1ºciclo do concelho, uma iniciativa denominada 'conversas soltas' que tem como oradores o padre Martins Júnior e o historiador e advogado Rui Nepomuceno e exibindo um letreiro luminoso alusivo à data na encosta da cidade.

Nesta cidade haverá ainda uma exposição de carros clássicos,intitulada "os automóveis da Revolução de abril", uma outra fotográfica de Manuel Nicolau, uma prova de atletismo, um espetáculo musical e intervenções políticas.

No Porto Santo, o movimento cívico, programou uma concentração na praça da cidade para construir um mural, efetuar um lançamento de joeiras e enviar cartas a várias entidades públicas com o abaixo-assinado contra o amianto que foi usado na construção de muitos edifícios naquele território, incluindo pedaços deste material.

Os militares também a assinalam a data com várias iniciativas, com destaque para uma exposição de viaturas, diverso material e atividades para sensibilizar os jovens para as potencialidades das Forças Armadas, um concerto, enquanto a Marinha Portuguesa vai permitir visitas ao navio-patrulha 'Cacine' que está atribuído ao dispositivo naval da região até julho deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório