Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Movimento pelo Tejo quer sensibilizar candidatos às europeias

O ProTEJO - Movimento pelo Tejo quer reunir-se com as várias candidaturas ao Parlamento Europeu para sensibilizar os candidatos para a situação do rio e da sua bacia hidrográfica, que considera ser "uma riqueza muito maltratada".

Movimento pelo Tejo quer sensibilizar candidatos às europeias
Notícias ao Minuto

10:28 - 24/04/14 por Lusa

País Eleições

Em comunicado, o movimento refere a preocupação com os transvases de água do Tejo para outras regiões de Espanha, que "colocam em causa os caudais ecológicos na sua bacia hidrográfica, particularmente em Portugal", e com a "falta de transparência e de coordenação entre Portugal e Espanha na gestão da Bacia Hidrográfica do Tejo".

O ProTEJO chama ainda a atenção para a "elevada poluição" do rio, designadamente devido aos esgotos da área metropolitana de Madrid, que recebe através do seu afluente Jarama, ou ainda a que lhe chega de afluentes portugueses como os rios Alviela, Maior e Vala da Azambuja.

Alerta igualmente para a poluição provocada pela agricultura, apelando a que a atividade se processe de "uma forma ecológica e sustentável, para se salvaguardar o futuro tanto da Bacia Hidrográfica do Tejo como da Agricultura".

"A crescente eucaliptalização da Bacia Hidrográfica do Tejo é outro motivo de preocupação para o proTEJO, pela degradação dos solos, pelas escorrências, pela ameaça à biodiversidade e pela concentração das indústrias de celulose na zona de Rodão, logo à entrada do rio em Portugal", acrescenta.

O movimento quer sensibilizar os candidatos ao Parlamento Europeu para os riscos que representa a central nuclear de Almaraz, em Espanha, localizada a apenas 100 quilómetros de Portugal, "que já ultrapassou há dois anos o seu prazo de validade e tem sido afetada por frequentes avarias".

O movimento sublinha que esta central nuclear, cujo encerramento defende, é refrigerada com águas de um afluente do rio Tejo.

Realçando que "o rio Tejo e a sua bacia hidrográfica são uma grande riqueza de Portugal, da Península Ibérica e da Europa", o movimento lembra que já em 2012 foi feita uma petição ao Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório