Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

'Destroikar', desobedecer e desenvolver são três D de João Semedo

O coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo propõe "'destroikar', desobedecer e desenvolver" como novos três 'D' para 2014, numa alusão aos desígnios do 25 de Abril.

'Destroikar', desobedecer e desenvolver são três D de João Semedo
Notícias ao Minuto

07:35 - 23/04/14 por Lusa

País 25 Abril

Quarenta anos depois da Revolução dos Cravos, João Semedo insiste, assim, num dos três desígnios definidos para Portugal pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) em 1974, Desenvolver, mas substitui Descolonizar e Democratizar por "Destroikar" e Desobedecer.

Para o coordenador bloquista, 'destroikar' dispensa grandes explicações: é simplesmente "correr com a 'troika'" constituída pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional, que supervisiona o programa de assistência financeira a Portugal, requerido em 2011.

"Desobedecer é reagir aos mercados, bater o pé aos mercados, significa, no caso concreto, reestruturar a dívida, não há outra forma. Também é dizer às instituições europeias que os portugueses têm vontade própria e referendar e chumbar o tratado orçamental", disse João Semedo à Lusa.

Para o dirigente do BE, o desígnio "desenvolver" mantém a atualidade, 40 anos depois do 25 de Abril.

"O nosso país precisa de ser uma sociedade mais desenvolvida, com mais economia, com mais emprego e mais direitos sociais, tudo aquilo que a 'troika' e o Governo de Passos Coelho têm feito ao contrário", justificou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório