Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deputados "preocupados" com futuro do aeroporto Sá Carneiro

Os deputados do PSD eleitos pelo Porto estão "preocupados" com o futuro do aeroporto Sá Carneiro por este estar "dependente" de companhias "low cost" que "têm uma natureza volátil", disse hoje fonte do partido após reunião com a TAP.

Deputados "preocupados" com futuro do aeroporto Sá Carneiro
Notícias ao Minuto

19:33 - 22/04/14 por Lusa

País PSD

"Saímos preocupados com o futuro do aeroporto Francisco Sá Carneiro porque efetivamente a TAP [Transportadora Aérea Nacional] não tem projetos concretos e o aumento da sua operação estará sempre dependente do seu fluxo. Registamos a dependência que neste momento o aeroporto vai manter em relação às 'low cost' [companhias de baixo custo]", disse à Lusa o deputado Virgílio Macedo.

O também líder da distrital do PSD/Porto contou ter reunido hoje em Lisboa com o conselho de administração da TAP, junto do qual os deputados do PSD quiseram saber quais os projetos de expansão desta empresa para o aeroporto Sá Carneiro, tendo retirado dessa reunião que "não existe uma estratégia específica" para o Porto.

"Achamos importante para a região que seja feita uma maior aposta na diversificação de oferta e aposta em outras companhias de bandeira como é aliás a TAP. Saímos conscientes de que embora exista atenção por parte da TAP sobre a operação no Porto, não existe neste momento qualquer plano especial", revelou Virgílio Macedo.

Segundo o deputado, a TAP disse "claramente" que a sua visão "se prende com objetivos de maximizar a rentabilidade da empresa", sendo o objetivo principal "o aumento do volume de tráfego sobretudo em Lisboa, no sentido de obter economia de escala através de Lisboa".

"Quanto ao desenvolvimento do Porto, estará sempre dependente do aumento do tráfego e da procura. A TAP diz que efetua oferta mas desde que exista procura", referiu o social-democrata.

Virgílio Macedo vincou que as empresas 'low cost' têm uma natureza "volátil", querendo alertar para o "possível esvaziamento" do Francisco Sá Carneiro caso estas companhias decidam retirar este aeroporto da sua rota.

Os deputados do PSD mostraram, ainda, preocupações com as tarifas praticadas entre o Porto e Lisboa, tendo recolhido, segundo afirmou Macedo à Lusa, a garantia da TAP de que "está atenta aos tarifários praticados pelo mercado e que se vai ajustar sempre ao mercado em termos de preçário".

O líder da distrital PSD/Porto afirmou estar "apesar de tudo confiante" naquilo que a ANA [Aeroportos de Portugal, empresa que gere o aeroporto Francisco Sá Carneiro] poderá fazer e saberá rentabilizar".

Virgílio Macedo garantiu, por fim, que os deputados do Porto vão estar "atentos" aos apoios dados pela Turismo de Portugal aos diversos destinos do país para que o Porto "não saia prejudicado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório