Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Cultura de excelência elogiada por Barroso "não existiu"

O professor universitário António Sampaio da Nóvoa criticou, esta terça-feira, de acordo com o DIário de Notícias, os elogios que Durão Barroso fez à educação na época da ditadura.

Cultura de excelência elogiada por Barroso "não existiu"
Notícias ao Minuto

13:06 - 22/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Sampaio da Nóvoa

Na sequência da conferência ‘A Ditadura Portuguesa, porque durou, porque acabou’, António Sampaio da Nóvoa aproveitou a oportunidade para criticar Durão Barroso que referiu há semanas que o ensino era melhor no tempo da ditadura.

"Apesar de algumas liberdades cortadas, havia na escola uma cultura de mérito, exigência, rigor, disciplina e trabalho", afirmou Durão Barroso, a 12 de abril, recorda o Diário de Notícias. Para o ex-reitor da Universidade de Lisboa, a escola e educação referidos pelo presidente da Comissão Europeia “não existiam” e é ainda de estranhar alguém que "40 anos depois do 25 de Abril", que, "no Portugal não democrático, havia excelência, exigência e mérito".

Embora admita que o Estado Novo tenha construído uma rede de escolas por todo o país, estas eram, segundo o antigo reitor “mínimas e medíocres”.

Recorde-se que António Sampaio da Nóvoa tem sido apontado como um possível candidato à esquerda às eleições presidenciais, enquanto Durão Barroso é referido como o candidato à direita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório