Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Filho juiz do ministro Machete decide a favor do escritório do pai

O filho de Rui Machete vai ser alvo de um incidente de suspeição por parte da população de Souselas. Isto porque, Pedro Machete, que é juiz, acaba de proferir uma sentença favorável à cimenteira Cimpor, cujos advogados pertencem ao escritório antes liderado pelo atual ministro dos Negócios Estrangeiros.

Filho juiz do ministro Machete decide a favor do escritório do pai
Notícias ao Minuto

09:30 - 22/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Suspeitas

Em 2000, o Grupo de Cidadãos de Coimbra abriu uma ação judicial contra a Cimpor para tentar inviabilizar a queima de resíduos industriais perigosos. Desde então, a CGC tem perdido a maior parte dos processos em tribunal, sendo que a empresa de advogados que representa a Cimpor foi anteriormente liderada por Rui Machete.

Ora, o juiz do caso trata-se, nada mais, nada menos, de Pedro Machete, filho do atual ministro dos Negócios Estrangeiros, o que não é considerado correto por parte deste grupo de cidadãos.

“Não pondo em causa a honestidade do juiz Pedro Machete, entendemos que ele não só não devia ter decidido sumariamente o recurso que interpusemos para o Tribunal Constitucional (TC) dado que o seu pai foi, 11 anos, advogado do escritório que defende a parte em litígio connosco – a Cimpor – como achamos que fez mal em ter decidido sozinho, como juiz singular”, explica o advogado Castanheira Barros.

O juiz decidiu não declarar inconstitucionais as normas invocadas no recurso do processo de coincineração pelo CGD, pondo assim de parte a hipótese do caso ser remetido para o Tribunal Central Administrativo-Norte tal como pretendiam os cidadãos.

Assim, o grupo vai reclamar da decisão do juiz que caso o TC assim o entenda pode ser remetido para o tribunal de primeira instância, onde será apreciado por um coletivo de três juízes, entre os quais estará o juiz que proferiu a primeira decisão, em 2011, desfavorável ao grupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório