Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara oferece transporte gratuito a doentes oncológicos

A Câmara de Mogadouro vai dar transporte gratuito para doentes oncológicos que tenham de deslocar-se ao Instituto Português de Oncologia, no Porto, e não tenham capacidade económica para o fazer, anunciou hoje a autarquia.

Câmara oferece transporte gratuito a doentes oncológicos
Notícias ao Minuto

10:56 - 20/04/14 por Lusa

País Mogadouro

"É em nosso entender que, apesar de não ser uma competência da autarquia, deve o município assumir a resolução deste problema, uma vez que está em causa o direito aos cuidados de saúde", disse à Lusa a vereadora da Ação Social do município de Mogadouro, Joana Silva.

Há pessoas com graves problemas de saúde no concelho, segundo a responsável, não só do foro oncológico, que não conseguem pagar as deslocações devido ao preço dos transporte e as longas distâncias que separam Mogadouro do Porto, ou de outras cidades onde há este tipo de tratamento.

"O custo do transporte de ambulância para este tipo de doentes ronda os 200 euros de ambulância, o que não é comportável para quem recebe o ornado mínimo ou reformas baixas, no caso dos transportes públicos a viagens duram mais de quatro horas e saem muito cedo e estamos a falar de pessoas debilitadas" frisou a vereadora.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo de Mogadouro em reunião de câmara, presidida pelo PS.

A pretensão da autarquia de Mogadouro ajudar a minimizar "o sofrimento" dos doentes e das suas famílias com este tipo de ação, que vai arrancar a breve prazo.

Agora a câmara vai organizar as viagens mediante marcação prévia para rentabilizar o serviço e para chegar a um maior número de doentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório