Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Está na calha primeiro sindicato para operadores de 'call-center'

Dois operadores de ‘call-center’ decidiram pôr mãos à obra e criar o primeiro sindicato da área em Portugal, por forma a protegerem os 50 mil funcionários da área que são submetidos a pausas controladas ao minuto, a rendimentos hora entre os 2,30 e os quatro euros, conta hoje o Diário de Notícias.

Está na calha primeiro sindicato para operadores de 'call-center'
Notícias ao Minuto

10:11 - 18/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Notícias

“Combater o assédio moral, que é de definido nas entrevistas como trabalhar sob pressão” é apenas uma das batalhas que o primeiro sindicato para funcionários de ‘call-centers’ em Portugal quer disputar.

A ideia, conta hoje o Diário de Notícias, surgiu de dois operadores de ‘call-center’ que tiveram “uma má experiência com estruturas sindicais já existentes” no país e que, por isso, no verão do ano passado arrancaram com este projeto que será, finalmente, fundado na próxima semana.

O objetivo, conta Pedro Fortunato, um dos futuros dirigentes sindicais a par de Paula Lopes, é vencer várias batalhas, tais como o facto de os trabalhadores de ‘call-center’ serem os “únicos que não têm progressão, está um asterisco na lei que impõe isso mesmo”.

Além disso, “combater o assédio moral que é definido nas entrevistas como trabalhar sob pressão”, “negas dos chefes para coisas tão básicas como ir à casa de banho” ou a “pressão para despachar as pessoas ao telefone, para atender mais gente e ao mesmo tempo manter a qualidade do serviço. É um pedido impossível e ou somos despedidos porque atendemos poucas chamadas ou porque despachamos as pessoas”.

A juntar a estas condições, nem sempre os locais de trabalho são, segundo relata ao DN, os melhores. “há locais que têm pulgas e ratos. E o próprio material põe em causa a nossa saúde”.

“Antigamente esta era vista como uma ocupação transitória, hoje em dia já não é bem assim. Há cada vez mais pessoas que encaram esta atividade como a sua carreira profissional a longo prazo”, argumento Pedro Fortunato para sustentar a criação de um sindicato nacional dos ‘call-centers’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório