Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Vasco Araújo apresenta primeira exposição individual no Rio

O artista português Vasco Araújo vai inaugurar, a 26 de abril, no Rio de Janeiro, a exposição "É nos sonhos que tudo começa", primeira individual naquela cidade brasileira, onde ficará até 28 de junho.

Vasco Araújo apresenta primeira exposição individual no Rio
Notícias ao Minuto

09:00 - 18/04/14 por Lusa

País Arista

De acordo com o artista, a mostra irá reunir, na galeria Progetti, sete telas e quatro esculturas da série "Debret", que foram exibidas na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2013.

São trabalhos ilustrados por uma série de elementos que exprimem uma ideia principal: a história da relação do europeu colonizador com o outro, no caso, índios e negros, um tema que o artista tem vindo a pesquisar e a produzir reflexão através de várias obras.

Para sustentar este trabalho, Vasco Araújo faz uma abordagem dessa relação através de duas personagens da história, com gravuras do ilustrador francês Jean-Baptiste Debret e textos do Padre António Vieira.

As telas são compostas de tecidos de tapeçaria com temas tropicais, onde são impressos contos que remetem para a intimidade doméstica da então chamada "casa grande", entre o senhor e os seus escravos.

Nascido em Lisboa, em 1975, Vasco Araújo licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas da escola Maumaus, também na capital.

Desde então tem participado em diversas exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, integrando ainda programas de residências artísticas, como Récollets (2005), em Paris, e Core Program (2003/04), em Houston.

Em 2003, recebeu o Prémio EDP Novos Artistas atribuído pela Fundação EDP.

Das exposições individuais destacam-se "Debret", apresentada em Lisboa e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2013), "Mais que a vida", Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, "Eco", no Jeu de Paume, em Paris (2008), "Vasco Araújo: Per-Versions", the Boston Center for the Arts, em Boston (2008), "Dilema" (2004), Museu de Serralves, no Porto.

A exposição "Vasco Araújo - É nos sonhos que tudo começa" inaugura no dia 26 de abril, às 18:00, na galeria Projetti, no Rio de Janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório