Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Concerto de homenagem ao Papa Francisco a 4 de maio

O concerto de homenagem ao papa Francisco, no dia 04 de maio, na Sé de Lisboa, irá também ser "um momento de ação de graças pelas canonizações de João Paulo II e João XXIII", anunciou a Paulus Editora, um dos organizadores do evento.

Concerto de homenagem ao Papa Francisco a 4 de maio
Notícias ao Minuto

16:12 - 17/04/14 por Lusa

País Sé de Lisboa

O concerto celebrativo do primeiro ano de pontificado de Francisco esteve inicialmente previsto para o passado dia 13 de março, tendo sido suspenso devido à morte do cardeal José Policarpo, cujas exéquias se realizaram na Sé.

O programa previsto mantém-se, com o compositor e maestro italiano Marco Frisina a dirigir os coros da Catedral de Lisboa e da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado.

No concerto, dia 04 de maio, às 17:00, serão interpretados os hinos dedicados a cada um dos beatos que, no dia 27 de abril, serão proclamados santos, "Ó Bom Pastor do rebanho do Senhor", relativamente a João XXIII, e "Abri as portas a Cristo", para João Paulo II, ambos de autoria de monsenhor Frisina, traduzidos e adaptados para português pelo padre António Cartageno, que também compõe a música.

"Será um concerto multimédia, com cânticos do monsenhor Marco Frisina, inspirados nas orações de São Francisco de Assis, e vídeos a recordar a eleição, os gestos mais significativos e as viagens do papa Francisco, e textos do pontífice lidos pela jornalista Fátima Campos Ferreira, que acompanhou a eleição para a RTP", disse à Lusa fonte da editora.

Será também recitada a Oração de Consagração a Nossa Senhora, "um momento que ganha ainda maior simbolismo uma vez que o dia 04 de maio coincide com a celebração do dia da mãe", disse a mesma fonte.

Monsenhor Frisina, de 59 anos, tem composto várias bandas sonoras para filmes e documentários de cariz católico, nomeadamente "Antonio entra in cielo", para o documentário biográfico de Santo António, do realizador Umberto Marino.

O concerto é promovido pela Paulus, em conjunto com a Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento, a Rádio Renascença e o Patriarcado de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório