Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Inéditos e reedições recordam a revolução a crianças e jovens

A literatura para a infância e juventude conta este mês com várias propostas sobre a revolução de abril de 1974, entre títulos novos e algumas reedições, para lembrar que tudo aconteceu há já 40 anos.

Inéditos e reedições recordam a revolução a crianças e jovens
Notícias ao Minuto

10:45 - 17/04/14 por Lusa

País 25 de Abril

Tema de grande interesse por parte dos escritores portugueses, como afirmou à agência Lusa a investigadora Ana Margarida Ramos, a "Revolução dos Cravos" deu o mote para "Livro livre", do historiador Francisco Bairro Ruivo, com ilustrações de Danuta Wojciechowska e Joana Paz, pela editora Lupa, convidando os jovens leitores a pesquisarem sobre os factos históricos.

No domínio ficcional, partindo do cravo, flor emblemática da revolução, a editora Verbo lança "25 de abrir", do escritor Alexandre Honrado - a cumprir trinta anos dedicados à literatura - com ilustrações de Maria João Lopes.

Entre as novidades para a infância e juventude, há ainda "A escola e os cravos", da escritora e professora Luísa Lobão Moniz, com ilustração de Rita Moniz, pela editora Teodolito, e a biografia "O homem do tanque da liberdade", sobre o capitão Salgueiro Maia, assinada por José Jorge Letria e António Jorge Gonçalves, em coedição da Pato Lógico e da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Por altura da Feira do Livro de Lisboa, José Jorge Letria e o ilustrador André Letria deverão editar "Abril", um livro que cruza um abecedário com atividades, a partir da temática da revolução, com referências ao "lápis azul", ao fascismo, ao medo e à liberdade.

Aproveitando a efeméride, a Editorial Caminho reeditará três títulos considerados relevantes na literatura para os leitores mais novos: "História de uma flor", de Matilde Rosa Araújo, ilustrado por João Fazenda, "Romance do 25 de abril", de João Pedro Messeder e Alex Gozblau (ilustração), e "Vinte cinco a sete vozes", de Alice Vieira, este disponível também em "ebook".

A Gailivro recupera "7x25 histórias de liberdade", de Margarida Fonseca Santos com ilustrações de Inês do Carmo, enquanto a Asa reeditará "O rapaz da bicicleta azul", de Álvaro Magalhães, com ilustrações de Marta Madureira.

Muitos destes destes livros integram o Plano Nacional de Leitura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório