Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Chuva e descida das temperaturas no fim de semana da Páscoa

O fim de semana da Páscoa vai ser marcado pela chuva e descida das temperaturas máximas, com os valores a descerem abaixo dos 20 graus Celsius, disse à agência Lusa a meteorologista Margarida Gonçalves.

Chuva e descida das temperaturas no fim de semana da Páscoa
Notícias ao Minuto

07:17 - 17/04/14 por Lusa

País Meteorologia

"Vamos ter uma Páscoa com valores mais baixos de temperatura e com precipitação", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), acrescentando que a temperatura máxima vai rondar os 17 graus.

De acordo com Margarida Gonçalves, o IPMA prevê, a partir da tarde de hoje, alguma nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros que poderão ser acompanhados de trovoadas em alguns locais.

"Devido a uma influência depressionária na região da Madeira que afeta o território do continente, estamos a prever para sexta-feira e sábado descida das temperaturas e precipitação. A partir de domingo a chuva vai cair com mais intensidade e frequência", adiantou.

No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista disse que o IPMA prevê uma descida acentuada para os próximos dois dias.

"A tendência é para que as temperaturas não estejam nos valores que têm estado até agora: superior aos 25 graus Celsius em alguns locais", disse.

Margarida Gonçalves disse ainda que "a probabilidade de precipitação só vai diminuir a partir da quarta-feira da próxima semana".

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado nas regiões norte e centro e no litoral oeste a sul do cabo Raso até ao final da manhã.

Está também previsto um aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões norte e centro e no Alto Alentejo, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior norte e centro.

O vento vai soprar fraco, sendo moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, prevendo-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros a partir do final da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento norte muito fresco com rajadas até 70 quilómetros/hora no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo).

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 26 graus Celsius, em Évora, Beja, Braga e Bragança de 27, em Faro, Viana do Castelo e Leiria de 24, em Castelo Branco de 28, em Ponta Delgada de 17, Angra do Heroísmo de 18, Santa Cruz das Flores de 16 e no Funchal de 22.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório