Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Sindicato da Administração Local marca manifestação nacional

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) convocou hoje uma manifestação nacional para o dia 09 de maio, em Lisboa, contra as "políticas lesivas dos trabalhadores", disse à agência Lusa o presidente daquela estrutura sindical.

Sindicato da Administração Local marca manifestação nacional
Notícias ao Minuto

19:50 - 16/04/14 por Lusa

País 9 de maio

"Convocámos uma jornada de luta, uma manifestação nacional para dia 09 de maio. Pensamos que será uma grande manifestação nacional da vontade dos trabalhadores da administração local", afirmou hoje Francisco Braz.

A manifestação foi decidida durante a reunião da direção do STAL, em Lisboa, que juntou "dirigentes de todo o país" e em que se discutiu "a situação social, com especial ênfase na questão das 35 horas, mas sem deixar de discutir a situação dos salários, do emprego e a continuação destas políticas profundamente lesivas dos trabalhadores".

Este protesto "será dirigido ao primeiro-ministro", Pedro Passos Coelho: "Nós queremos de facto uma política nova que respeite os trabalhadores e também o poder local, que é uma peça fundamental, um setor fundamental da democracia", defendeu Francisco Braz.

"O quadro e o local, ou locais, de concentração e desfile" ainda não estão definidos, mas, de acordo com o responsável, deverão ser decididos na próxima semana.

Atualmente, para o STAL as "questões fundamentais são as 35 horas, salários e a defesa de serviços públicos, que são essenciais para manter a qualidade de vida das populações, nomeadamente a EGF [Empresa Geral de Fomento], que hoje está sob fogo cruzado", devido à privatização.

O presidente do STAL anunciou que aquela estrutura sindical irá entregar na Assembleia da República, a 06 de maio, uma petição contra a privatização da EGF, que considera "um atentado contra o país".

"Na mesma data procuraremos reunir-nos com os grupos parlamentares", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório