Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Viseu Estaleiro-Escola abre em 2015 e "quer ser exemplo para o país"

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que o primeiro estaleiro-escola português vai entrar em funcionamento em Viseu no primeiro trimestre de 2015 e que será um exemplo para o país.

Viseu Estaleiro-Escola abre em 2015 e "quer ser exemplo para o país"
Notícias ao Minuto

17:22 - 16/04/14 por Lusa

País Câmara Municipal

"Assumimos o objetivo de que o centro de formação do estaleiro-escola inicie o seu funcionamento no primeiro trimestre de 2015. É o primeiro estaleiro-escola português e quer ser um exemplo para o país", sublinhou.

O Viseu estaleiro-escola pretende ser um centro de formação profissional para a área da conservação e reabilitação de edifícios, resultando de uma parceria entre o município de Viseu, Universidade Católica Portuguesa, GECORPA - Grémio do Património e Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Traz para Portugal "um conceito de formação profissional alternativa e de laboratório aplicado" voltado para a reabilitação de património em contexto real, sendo destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação institucional, que decorreu durante a tarde de hoje, o autarca de Viseu defendeu que este é um projeto sem fronteiras, que traz conhecimento de fora para dentro e que quer levar boas práticas de dentro para fora.

"É também um projeto sem preconceitos, pois junta poderes públicos a centros de saber científico e técnico. E junta conhecimento e empresas", acrescentou.

O antigo secretário de Estado da Economia realçou ainda tratar-se de um projeto "benigno e estratégico", porque é focado na empregabilidade de jovens e desempregados, para além de ser "uma boa ideia para as empresas", já que "a reabilitação do património e do edificado histórico é uma enorme oportunidade económica".

Na sua opinião, esta é uma iniciativa que "tem tudo para dar certo", esperando para tal "contar com o apoio do Governo e dos fundos comunitários do novo QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional]".

"Estamos a responder de forma positiva ao repto de mudança de paradigma que o Governo desafiou os municípios a realizarem. Esperamos agora que acompanhe esta iniciativa e proporcione as condições de acesso ao Fundo Social Europeu", referiu.

Na sua intervenção, Ana Pinho, da Universidade Católica de Viseu, explicou que o estaleiro-escola "é um projeto de futuro da cidade e para a cidade", que tem como grandes objetivos combater o abandono escolar e o desemprego, promovendo a formação ao longo da vida.

Pretende ainda aumentar a competitividade do setor e das empresas da área da conservação e reabilitação de edifícios, promover a coesão social, para além de promover a conservação do património cultural, em particular do centro histórico de Viseu.

"Terá um papel importante na transferência de conhecimento entre a universidade e as empresas, e na dinamização e aumento da competitividade regional, ao nível do setor empresarial e do ensino superior", concluiu.

A atividade deste centro de formação privilegiará também a intervenção em edifícios habitacionais para fins sociais, em zonas rurais do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório