Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD e CDS vetam ida de ministro da Saúde ao Parlamento

Os deputados do PSD e do CDS na comissão parlamentar de saúde chumbaram hoje os requerimentos da oposição que visavam ouvir o ministro Paulo Macedo sobre a reorganização da rede hospitalar e a emergência pré-hospitalar.

PSD e CDS vetam ida de ministro da Saúde ao Parlamento
Notícias ao Minuto

14:17 - 16/04/14 por Lusa

País Paulo Macedo

Segundo disse à agência Lusa a presidente da comissão parlamentar de Saúde, a socialista Antónia Almeida Santos, todos os requerimentos foram rejeitados pelos partidos da maioria parlamentar.

Em comunicado, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda refere que "PSD e CDS impedem" a ida do ministro da Saúde ao parlamento "para esclarecer encerramento de serviços hospitalares e de maternidades".

Este requerimento do Bloco surge na sequência da publicação, na semana passada, de uma portaria que classifica os hospitais e lhes retira algumas valências médicas em função da sua classificação.

"A portaria n.º 82/2014 publicada na semana passada vem alterar a organização da rede hospitalar em Portugal, condenando ao desaparecimento alguns serviços, nomeadamente serviços altamente diferenciados como o serviço de cirurgia cardiotorácica e cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Cruz [Carnaxide] ou o serviço de cirurgia cardiotorácica do Hospital de Gaia", refere o Bloco.

O PCP tinha requerido a presença de Paulo Macedo para prestar esclarecimentos sobre a emergência pré-hospitalar e a relação entre o Serviço Nacional de Saúde e o setor privado.

Também o PS tinha apresentado a votação um requerimento para que o ministro da Saúde fosse ouvido sobre a situação dos serviços de urgência e a emergência médica nacional, pretendendo ainda que Paulo Macedo se pronunciasse sobre a reorganização dos hospitais.

Os requerimentos do PS e do PCP surgiram depois de ter sido tornado público que a viatura médica de emergência rápida (VMER) de Évora esteve inoperacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório