Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Foi uma alegria ver o povo pronto para se mobilizar pela democracia"

Lionel Jospin, antigo primeiro ministro e ex-candidato à presidência francesa, afirmou esta segunda-feira, em declarações ao jornal Expresso, a pretexto do 40.º aniversário do 25 de Abril, que recebeu com alegria a notícia de uma revolução em Portugal. O ex-governante francês destacou ainda o papel desempenhado por Mário Soares no regresso de Portugal à democracia.

"Foi uma alegria ver o povo pronto para se mobilizar pela democracia"
Notícias ao Minuto

13:56 - 14/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Jospin

“Foi uma alegria constatar que o povo português estava pronto para se mobilizar pela democracia, incluindo mesmo as Forças Armadas, dado que uma nova geração de militares fez essa escolha e contribuiu para desestabilizar a ditadura", referiu Lionel Jospin em declarações ao Expresso, relativamente à forma como tinha recebido a notícia sobre o fim do regime ditatorial em Portugal.

O ex-primeiro ministro destacou ainda a importância de Mário Soares, quer para o fim deste período quer para o crescimento do partido socialista francês. "Foi uma revolução importante para todos e há 40 anos recebi essa maravilhosa notícia com uma grande alegria. Foi muito importante para nós, socialistas franceses, sobretudo porque os nossos camaradas portugueses, com Mário Soares, provaram que podia existir socialismo sem ditadura”, referiu a este propósito.

Ainda neste ponto, sobre o papel desempenhado por Soares, o ex-primeiro-ministro francês frisa destaca o papel deste no pós-25 de Abril. "Depois, quando o regime caiu a 25 de Abril, quando o movimento popular se produziu, nós, os socialistas franceses, fizemos com Mário Soares a escolha da democracia; não acreditámos numa revolução social feita sob a égide das Forças Armadas e ainda menos sob a direção do Partido Comunista que, em Portugal, continuava muito estalinista”, referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório