Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Edifício do I3S no Porto ficara concluído em novembro

A Universidade do Porto anunciou hoje que a construção das instalações do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) deverá ficar concluída em novembro, não avançando, contudo, a data oficial de inauguração do edifício.

Edifício do I3S no Porto ficara concluído em novembro
Notícias ao Minuto

11:27 - 14/04/14 por Lusa

País Construção

"Tudo aponta para que no primeiro semestre de 2015 o edifício fique totalmente equipado e pronto a funcionar, mas ainda é cedo para afirmar com certeza em que mês será inaugurado", referiu a fonte oficial da universidade.

Aprovado no final de 2010, para obtenção de financiamento comunitário, o projeto das instalações do I3S, que tem uma taxa de comparticipação de 85%, num total de 18,3 milhões de euros, chegou a constar de uma lista de investimentos em risco de serem cancelados por causa de adiamentos no começo da sua execução.

A construção do edifício-sede e de laboratórios do I3S, adjudicada à construtora Mota Engil, vencedora do concurso público lançado em março de 2012, iniciou-se em abril de 2013.

Lançado em 2008, o complexo do I3S irá albergar cerca de 250 investigadores doutorados, inseridos num total de mais de 700 funcionários, e centrar-se em áreas chaves para o desenvolvimento de respostas aos novos desafios na área da saúde, como as Doenças Neurodegenerativas, Cancro, Infeciosas e de Medicina Regenerativa.

O consórcio é constituído por três das mais reconhecidas e produtivas instituições nacionais de investigação biomédica, os institutos de Biologia Molecular e Celular (IBMC), de Engenharia Biomédica (INEB) e de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), segundo a mesma fonte.

O projeto do novo "supercentro" de investigação contempla a construção de um edifício principal, de 14 mil metros quadrados, inteiramente dedicado a laboratórios e serviços de investigação.

O edifício ficará ligado ao atual do IPATIMUP, no polo da Asprela (pertencente à Universitário do Porto e próximo do Hospital de S. João), que será reconvertido para salas de aulas de mestrado e de doutoramento, auditórios e serviços administrativos do I3S.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório